domingo, 29 de novembro de 2009

CASCATAS, CALDEIRAS E CAVALARIÇAS!

Hoje fizemos uma vistia de estudo ecológica, para variar. Depois de termos derrapado todos na estrada da RG, assim que nos cruzámos com o ppl do NC, entre os quais um individuo não identificado que largava espuma por todo o lado da estrada (parcia um bombeiro voador, lol), seguimos em direcção a ambientes menos poluentes!





Cruzámo-nos com os DHs a ensaiar a descida da Lagoa do Fogo, e continuámos a subir até às caldeiras. Depois o Ricardo serviu-nos de guia e ficámos a saber, por ex. que esta ilha consome 50% de energias renováveis (geotermica e hidroeléctrica) - e eu que pensava que não passava dos 3 ou 4 %!! É bom saber que os Açores são a Região mais avançada na Europa, neste aspecto. A tecnologia israelita que montou as caldeiras é do melhor que há.





A vista também não ficou nada atrás. Mas o que valeu bem a pena foi a descida até ao salto do cabrito, num trilho variado e versátil, com lama de enterrar um tractor, com terra solta e gravilha que surgia de repente do nada quando seguiamos a velocidades arrepiantes, para não falar de regueiras que surgiam de forma subtil a seguir a curvas, uma delas pregou uma partida ao Davide quando tentava saltar como um cabrito, lol. Mas nada que não se pudesse aguentear.




E depois, claro, a cascata.




Uma pausa prá fotografia, pró Sergio pensar que a malta não pedala nada de jeito!




E mais outra pra ele ficar convencido!





Este local é fascinante...




Depois seguimos caminho para a Associação Equestre onde tivemos o prazer de apreciar a beleza de um magnifico cavalo que já era meu conhecido, de trato muito fino e generoso, nem sequer se chateou por lhe termos interrompido o almoço. Aliás, a recepção que tivemos, foi muito calorosa, e o tratador deu-se ao trabalho de o escovar só para a fotografia!
Ainda há gente simpática e prestável. Aliás, quem trabalha com estes animais não pode ser outra coisa nem consegue enganar ninguém! E o resultado está à vista: são estas obras de arte vivas que demoram anos a ser trabalhadas, com um rigor e uma perseverança que poucas pessoas conhecem!

Melhor do que isto, só mesmo o plano de treinos do Sérgio, lol, lol...
Divirtam-se!

5 comentários:

  1. Pois como o Kadete disse, este raid foi mais uma visita de estudo, orientada pelo Ricardo Silva.
    Após o cafézinho da praxe lá se seguiu pelo asfalto para aquecer descontraídamente, fomos pela estrada antiga que dá para a rib. grande.

    QUANDO....do meio do nevoeiro e do cheiro a pneus queimados, lá avistamos um ciclista em fuga: o Sergio tinha escapado ao resto do pelotão do NC, uma fuga emocionante que depois tive que ver o seu final no Eurosport, em FULL-HD. Foi bom ver algumas caras que outrora se juntavam aos domingos!

    É caso pra dizer: eles "andem" aí!!!!

    Depois disto foi sempre a rolar até perto das soluções M para apanhar o caminho paralelo à via-rápida Lagoa-rib.grande!

    Pelo meio houve uma válvula que ficou "decapitada" por uma pedra, deixando o Ricardo a tentar controlar a bichinha por aquele cascalho fora!

    Após termos deixado a canada que dá para a primeira central geotermica, foi tempo de guinchar um bocado até chegarmos à segunda central!

    Chegados à central, o ricardo deu-nos uma explicação das energias renováveis que dão sustento à ilha, são 50%!
    Os outros 50% são produzidos pela malta no rolo!!!

    E ninguém bate os israelitas na maquinaria, os homens sabem o que fazem!

    Posto isto, foi hora de descer pelo salto do cabrito abaixo. O início do percurso estava bem destruído pelas lagartas que andavam a malhar na flora endémica, não foi bonito de se ver tanta destruíção.

    Quando o caminho se tornou mais ciclável, foi hora de largar os travões e aí..aqui o "je" foi vítima dum deslize frontal numa regueira, sem consequências graves, apenas com um joelho mais esfolado e um guiador torcido...na gorreana foi o leão, aqui foi um coice do cabrito!!!

    Depois de tirar a terra de cima do lombo, endireitar o guiador, a adrenalina não foi afectada e bora lá curtir o resto da descida!

    Após passagem obrigatória na cascata do salto do cabrito, com registo fotográfico, seguimos em direcção a santana.

    Lá, fomos bem recebidos e deliciados com magnífico cavalo branco, nunca tinha visto o kadete com tanta vontade de montar alguma coisa...ehe eh eh, o homem estava doido com o quadrúpede, e realmente o bichano justificava todo o encanto, pela sua beleza e também pela sua postura!

    E voilá, já se ouvia o fervilhar do óleo ao longe e fomos a pedalar num ritmo bom até pdl!

    Cumprimentos aos riders Kadete, Ricado Silva e Sr. Beleza!

    Venha o próximo, de bicicleta ou montado num cavalo!!

    Abraços

    Mister!!

    ResponderExcluir
  2. Foi mais um domingo bem passado, a visita guiada foi tb fixe. Mais uma vez a noiva das feteiras não foi, pelo menos teve uma boa desculpa, já o Levi a unica desculpa que vejo é o o facto do Kadete proibir o consumo de kit-kat´s lol...
    Para a semana há mais se tudo correr bem. Para os interessados o programa é o seguinte:
    8h saida das Portas da cidade com direcção a lagoa do fogo(via sul) subir até às antenas e descer até água de pau, fico á espera das vossas opiniões.

    Deixo aqui uma correção aos 50% de renovaveis na ilha, este fim de ano com o somatório da geotérmica e hidrica deve andar pelos 43% o que já não é mau.

    ResponderExcluir
  3. Sou o elemento mais falado neste site! Será que vou mudar de equipa??? Ainda não agradeci ninguém, pelo que...LOL

    ResponderExcluir
  4. Tu até já és conhecido na EDA Sérgio, os gajos já me confirmaram: dos outros 50 % produzidos pelos rolos, 49,9 % saem directamente da tua casa, lol, lol,..
    Boas roladas!

    ResponderExcluir
  5. Quem vos ouve a falar, parece que sou o gajo que mais treina em São MIguel! Ando só 3 vezes por semana...2 vezes ao fim de semana e uma vez a meio da semana! Agora há malta por aí que quando só treina 7 vezes por semana...está a dar algum descanso ao corpo!

    ResponderExcluir