sábado, 14 de novembro de 2009

STUMPJUMPER FSR A FIDELIDADE SERVE-SE NO PRATO GRANDE




Aproveito para agradecer ao Carreiro e Cmp.ª por meter concedido o prazer de testar a nova Stumpjumper que levei no passado fim de semana.
O trilho que fizemos encaixou q nem uma luva. Trata-se de um misto entre uma xc e uma enduro, no entanto é preciso q se diga o seg: a descer é uma autêntica enduro com 140 mm à frente e atrás, a subir n é uma xc de competição nem tem essa genica, mas os seus 12.5 kgs não empatam nada a subir se tivermos em consideração o que nos pode proporcionar a descer!
Em suma, é um compromisso perfeito entre uma xc e uma enduro.

A suspensão traseira é aquela máquina que já conhecemos e os 140 mm à frente permitiram-me descer com uma segurança que até agora ainda não tinha conhecido. Houve buracos que quase não os senti enquanto me agarrava ao guidor à espera de um forte impacto absorvido de uma forma impressionante.
Por isso esta bicicleta embala com facilidade, e está sempre a pedir o prato grande. O conjunto amortecedor\ suspensões torna a condução bastante confortável e contribui para um excelente comportamente dinâmico que só é controlado através de uns travões que permitem responder e tão elevados indices de performances que esta bike apresenta, os elixir CRSL.
A descer é uma enduro antêntica em todos os níveis. Requer uma adaptação para quem n está habituado a conduzir com guiadores tão elevados com cursos de 140 mm (ajustáveis "manualmente "até aos 100mm).



Em trilhos técnicos perde-se um pouco o equilíbrio especilamente a subir e o avanço de 60 mm corta um pouco a capacidade de manobra da bicicleta mas quem o colocou lá foi precisamente a pensar nas descidas. Esta bike sobe bem mas desce muito melhor!







Os sapatos q ela calça estão ao mesmo nível dos restantes elementos. Atrás os The Captain surpreenderam-me pela positiva. O piso estava relativamente seco, penso que terá sido o terreno ideal para este pneu que derrapou pouco nas descidas mesmo nas mais inclinadas e manteve a bicicleta sempre equilibrada e manobrável, sem obrigar derrapagens laterais de recurso que forçam a compensação com a roda da frente com perdas de velocidade desnecessárias. Mas também beneficiou de uma suspensão estupenda: o brain que corrige uma quantidade de erros que outras bicicletas não perdoam e os travões que, ao que me pareceu, têm um efeito semelhante ao sistema ABS.

Os purgatory à frenter são simplesmente excelentes para o tipo de piso que enfrentámos, terra, gravilha e pouca lama. É um pneu que tem uma tracção incrível e não derrapa. Mesmo a curvar, de repente apercebemo-nos que estamos muito longe de nos apróximarmo-nos dos verdadeiros limites do pneu. Dá-nos uma confiança que poucos pneus poderão oferece. É um pneu largo (2.3) mas n é de dh e pode ser usado em xc pq tem apenas 5.3 cms com pressão baixa. É um verdadeiro pneu de enduro que permite-nos arriscar em terrenos proibitivos. É um pneu duro e por isso é suficientemente pesado para n poder ser usado em competição mas é o ideal para o dia a dia especialmente em trilhos exigentes. É um excelente pneu para treinar a técnica em locais difíceis e naqueles que nos parecem impossíveis. O mesmo já n posso dizer em pisos escorregadios com muitas raízes, mas também n o experimentei nessas condições.
Este pneu não deixa resquícios de desilusão e com aquelas suspensões e aqueles travões é sempre a embalar. Cuidado com as travagens mais bruscas em descidas técnicas e lentas com inclinação: podem sair disparados pela culatra fora!

Por fim n podia deixar esta oportunidade para experimentar a bike na Batalha. A descida foi simplesmente genial, simples rápida e sem espigas. O que era difícil tornou-se fácil e só n me estiquei mais porque ainda n estava ambientado àquele guidor tão elevado. O tamanho M acabou por se revelar uma boa escolha nos trilhos técnicos como este n obstante o L poder ser o tamaho acertado para descidas como a da Sr.ª da Paz, para mim claro.

Esta é sem dúvida a melhor máquina para desfrutar o btt puro e duro que já conheci. Para aqueles que a quiserem experimentar garanto-vos que se vão divertir à brava e gozar todos os segundos que estiverem em cima dela.


Boa sorte


4 comentários:

  1. Excelente bike-report, no próprio dia do Monte Escuro ficamos todos com a sensação de que te estavas a divertir e a desfrutar dos 140 mm de curso.

    Já estava com saudades de ver o Farrusco, parece que não foste o único a apaixonar-se pela bicicleta!!

    Fez-me lembrar aqueles dia na Batalha onde estavas a tentar passar uma secção e só via o cão à tua frente, tu por cima do cão, o cão por cima de ti, a bike em cima dos dois...ah grande Rebelo!!!

    Grande abraço!

    Mister

    ResponderExcluir
  2. Um dia destes arranjo uma bike só para o cão, vai estar calçado com os melhores pneus!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Paulo! o Davide tem razão! O REX tem q vir conosco um dia desses. Poes-lhe uns Hutchinson "PastorAlemãoDog" e o gajo na lama, ninguém o apanha. E hoje, foi bom?

    ResponderExcluir
  4. Muito elucidativa a "review" da Stumpjumper...

    ResponderExcluir