terça-feira, 15 de maio de 2012

Portalegre 100 Km´s 2012

Como já vem sendo habitual, o Santa Clara tem marcado presença nesta mítica maratona num passado recente. Este ano foram 3 os elementos do Santa Clara que estiveram presentes: Nuno Silva, Luis Onça, e Tiago Silva. Ficaram os 3 nos 30 primeiros. Deixo-vos abaixo o relato do Nuno Silva.

RELATO DOS ACONTECIMENTOS:
distancia percorrida: 102km com acumulado de 2430m
tempo de prova. 4h49m,
lugar alcançado 8º da geral.

Iniciei bem a prova sempre no grupo da frente. Inicialmente éramos perto de 20 atletas que ao longo do percurso e com o acumular dos  km's  foram descaindo, ficando a um pouco mais de meio da prova o grupo reduzido a 5 elementos. As minhas sensações até então eram óptimas e após alguns ataques de um atleta (Marco Moreira), que dos 5 se mostrava mais a vontade e solto, verifiquei que seria um bom companheiro para uma fuga a dois, já que sp que ele atacava ninguém reagia à roda dele. Perto dos 70km de prova ele ataca e sai do grupo, aí eu junto com o (Tiago Silva - vencedor da prova) reagimos e começamos na perseguição... mais ninguém veio do grupo da frente. Após alguns km a perseguir o Tiago tem um pequeno descuido e cai ficando eu sozinho no trabalho de apanhar o líder da corrida. Apertei o ritmo e consegui encostar. Após alguns km's a rolar na roda do líder e em alguns situações ficando no "elástico", a desgraça aconteceu, pois com o entusiasmo de me ver numa posição vantajosa para acabar a prova com um pódio, realizei um esforço acrescido e não me alimentei e hidratei durante esta fase pagado caro a fatura.
Aos 85km perto da Z4 tomo a decisão de por o meu ritmo, deixar o líder ir e tentar assegurar a segunda posição, foi logo aí que apareceu o "Homem da Marreta" e tomou conta de mim, fiquei completamente vazio de forças e o andamento era fraco, começa a aparecer os atletas do grupo de 5 que ás pinguinhas foram me apanhado e passavam por mim a passo sem nenhuma capacidade de reação da minha parte, aqui já só queria acabar a prova em cima da bike. 
Na Z4 hidrato-me, alimento-me e as forças apartir daí começaram a aparecer, as sensações subiram de performance e o andamento começou a melhorar, mas aí já estava a ir atrás do prejuízo. 
Foi então que me enganei numa descida rápida em alcatrão não vejo o corte para um pinhal e desço toda a estrada até chegar novamente á Z4 aí vejo que estava no caminho errado e tive de subir toda a estrada de alcatrão novamente e entrar no trilho certo.
foram com isto mais uns 2km de prova e alguns metros de acumulado para ajuda do empeno.
Finalizo a prova no meu ritmo com sensações muito melhores que as que tinha tido a 15km de terminar...
Foi um erro de gestão de esforço e alimentação derivado ao entusiasmo de não perder uma roda que estava a caminho da vitória.
no fim o sempre líder perde para o sempre 3º ao chegar á meta... isto das provas de longas distâncias dá muita volta, desde a linha de partida até a linha de chegada, passa-se por muitas fases de sensações, principalmente quando há má gestão de esforços e alimentação. 
deixo um muito obrigado ao Santa Clara e ao Rui Dias pela oportunidade de poder estar nesta Prova.







 

 









Um comentário: