segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nuno Silva vence no topo da Lagoa do Fogo no Grande Prémio Liberty 2012


Decorreu no passado fim-de-semana, de 25 a 28 de Maio o Grande Prémio Liberty Seguros na Ilha de São Miguel - Açores.
Tivemos o Santa Clara a entrar à máxima força, com 16 corredores inscritos e 15 à partida. Destes 15, um era junior, o nosso Diogo Brilhante. 15 corredores no inicio da volta, e os mesmos 15 rijos no final da volta!
No prólogo (no primeiro dia), nos juniores o Diogo ficou em 3º a quase 6 segundos da liderança. No escalão "sénior"(sub-23/Elites/veteranos), tivemos muita gente a andar na frente e bem. O Délio Melo foi o melhor ficando em 6º a 7.9s do lider. O Tiago Silva, mais conhecido por Atic para os amigos, fica em 9º a 9,8s, o Nuno Silva em 13º a 12,3s, o Carlos Inocêncio em 15º a 14s, o Luis Almeida em 19º a 15,2s.... como se vê pelos tempos, tudo muito próximo. O Inocêncio começava a dar mostras de vir a ser a "sensação" da equipa.
Na etapa de sábado (o circuito da Ribeira Grande que fazia duas subidas na Atafona) tivemos a equipa muita activa na resposta a ataques da concorrência. Todos trabalharam muito. O Davide Pinto fez um excelente trabalho com o Diogo, que foi recompensado com a Vitória na etapa do Diogo e a sua passagem à liderança da prova dos juniores neste dia... a seguir à Atafona o Diogo teve direto a um comboio de luxo (Luis Onça, Luis Almeida, Davide Pinto) todos a trabalharem para ele com resultado duplamente Vitorioso: Vitória na etapa e passagem à liderança dos juniores. Na corrida principal cometemos uma falha e deixamos que ocorresse uma fuga adversária, que acabou por ganhar vantagem suficiente, que se viria a revelar crucial no resultado da volta. Depois a equipa fez uma chegada em pelotão.
No domingo, na etapa de Vila franca, Furnas, PD, Vila Franca tivemos o Nuno a entrar em quarto lugar no final da etapa logo seguido do Délio Melo, Tiago Silva e Carlos Rodrigues separados por segundos e deixando em aberto para o último dia as classificações. No domingo foi um dia que muito se podia decidir mas nada se decidiu. Toda a equipa a trabalhar muito desde o principio ao final da etapa. O Luis Almeida deu o exemplo logo no inicio da etapa, e muitos outros o seguiram. O camisola amarela do dia bem que sofreu para reentrar no grupo após a subida das Pedras do Galego.
No último dia voltou a ser uma etapa imprópria para cardiacos. Os ataques adversários foram muitos desde o inicio da etapa. Era a etapa rainha, muitos eram os que a queriam ganhar. A equipa esteve ao melhor nivel, respondendo sempre, e anulando as fugas quilómetro após quilómetro, em prol da Vitória do lider, o Nuno Silva. E assim foi feito. Fomos sempre tendo o Nuno bem colocado na corrida, com todos a anularem as sucessivas fugas, e depois com o Délio Melo e o Tiago Silva a fazerem o "último apoio", levando o Nuno o mais acima possível, e a partir dai o Nuno encarregou-se do resto da etapa terminando com a vitória no cimo da Lagoa do Fogo. O Tiago Silva faz quarto na etapa mostrando toda a sua capacidade em subida. O Luis Almeida incansável a trabalhar na cabeça da equipa ao longo de toda a etapa, não permitindo que as fugas ganhassem tempo, o Délio Melo também a conseguir explodir nos arranques, o Luis Onça a puxar nas subidas, o Carlos Inocêncio também sempre pronto para as mexidas na cabeça da corrida, o Davide Pinto com um trabalho irrepreensível, ajudando o Diogo Brilhante a ir sempre o mais à frente possível. O nosso Capitão, João Paulo Amaral, teve uma prova mais anónima mas sempre boa. Andou normalmente no pelotão, e acabou fazendo uma subida razoável. Convém sempre recordar que o João Paulo é simplesmente o ciclista com mais anos de ciclismo em S.Miguel, um dinossauro com grande capacidade de subir!
Saliento também a evolução do Marco Melo e Marco Januário assim como todo o fairplay que o Celso Tavares teve ao longo dos 4 dias, o qual foi reconhecido pelo patrocinador da prova. O Jorge Nunes também apareceu no último dia a puxar nas subidas. O Rui Santo também mostrou uma evolução nos andamentos, tendo agora que trabalhar a mudança de velocidade. Realço também o grande entrosamento que esta equipa foi apresentando ao longo da volta de dia para dia.
Em termos de resultados finais ficamos:
Colectivamente em 2º lugar a 5min56sec da equipa vencedora;
Individualmente:

Nuno Silva - 2º lugar
Tiago Silva - 5º lugar
Délio Melo - 9º lugar
Carlos Inocêncio - 12º lugar
Luis Almeida - 14º lugar
João Amaral - 15º lugar
Jorge Nunes - 17º lugar
Luis Onça - 19º lugar
Davide Pinto - 22º lugar
Rui Santo - 24º lugar
Rui Dias - 29º lugar
Marco Melo - 30º lugar
Marco Januário - 31º lugar
Celso Tavares - 32º lugar

Diogo Brilhante - 3º lugar dos Juniores

Fica um agradecimento a todos os que meteram de pé esta grande volta, assim como para os que vieram de fora dando um carisma mais "Nacional", e elevando o nosso nível competitivo.

Deixo aqui um breve relato do Carlos Inocêncio que para nós foi a "revelação" deste Grande Prémio por toda a sua "raça" e vontade de andar na frente demonstrada na estrada e fora dela:

Breve relato de um humilde “aguadeiro”

Antes demais quero congratular todas as pessoas que participaram na organização deste evento que, pese embora as condições meteorológicas,bem conhecidos do nosso querido público, e, as quais impossibilitaram a realização da prova em determinados locais, arregaçaram as mangas, superarando todos estes obstáculos  de forma exemplar.
Relativamente à prova propriamente dita, escolho, como minha favorita, a 4ª e última etapa, uma vez que considero ser, provavelmente, a etapa mais eletrizante na qual participei. Em função do ocorrido, considero ser este o adjetivo mais adequado e apelativo para a descrever.
A adrenalina esteve presente desde a largada à chegada. Não houve qualquer tipo de descanso, todos pareciam estar apressados para apanhar o comboio, inexistente por terras açorianas como bem sabem, sinceramente não sei qual era o stress…!
Finalmente e como não poderia deixar de ser, teço o meu maior elogio à renovada equipa do Santa Clara, irrepreensível, no alcance de tão exemplar feitoria que foi, conseguir uma vitória na ascensão da mítica subida à lagoa do fogo.

Após o início de  época da Taça Anima menos conseguida, por parte da equipa, ouviam-se rumores que dificilmente se iria conseguir rivalizar com os seus principais adversários. Pois é, surpresa das surpresas…Este grupo provou no terreno que, não fosse a distração de uma fuga mal controlada na 2ª etapa, e o resultado final teria sido bem diferente...
Revelamos um entrosamento fantástico! Lutou-se por um objetivo comum, abdicando-se da classificação individual em prol do grupo e isso fez manifestamente a diferença. Toda a energia despendida por parte dos nossos adversários parecia ser absorvida para ripostar e dar a provar do mesmíssimo “veneno”. Um sincero bem haja a todos!

Desportivos cumprimentos,

Carlos Inocêncio


Deixo em seguida algumas fotos da prova de diversos momentos ao longo dos quatro dias, fotos dos fotografo Tiago Martins
 

 


































Fotos com direitos de autor, Tiago Martins

O equipa de ciclismo do Santa Clara agradece todo o apoio dado ao longo destes 4 dias de prova, a todos os familiares, amigos e conhecidos que nos acompanharam
.
O Santa Clara esteve no Grande Prémio Liberty com:














4 comentários:

  1. Parabéns a todos. Grande volta!! Gostei de ver a etapa de Domingo e a chegada de segunda. Grande Nuno, em grande forma, merecia a vitória na geral! Mas o 2º lugar e a vitória na etapa raínha só o dignifica como atleta! Santa Clara no bom caminho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero deixar desde já o meu grande agradecimento a todos os intervenientes do nosso clube nesta prova...desde aos companheiros da estrada (atletas), familiares, dirigentes e patrocinadores. Todos juntos e em consonância de forças permitiram finalizar a prova em glória!!!
      Foi nítida a evolução de toda a equipa ao longo dos dias. Deveremos continuar a trabalhar dado que esta prova foi a chave de abertura para novos desafios e objetivos como equipa de ciclismo. Este fato deu-se em muito à presença de 2 grandes atletas (LUÍS ALMEIDA E TIAGO SILVA)que nos acompanharam nesta aventura, que em muito enriqueceram e deram um forte exemplo de luta e persistência por um objetivo comum...

      Excluir
    2. Boa tarde a todos...

      É com enorme prazer que leio frases e palavras de ânimo e coragem de alguns dos intervenientes neste GP.

      Todos sem exceção fizeram o que estava a seu alcance e lutaram com todas as forças, disso não tenho duvidas e julgo que além de tudo de bom que alcançarmos e é de enaltecer...uma palavra define todos estes dias "EQUIPA". Sim foi isso que verdadeiramente foram e se alguns ainda andavam ou poderão andar distraídos vejam o que fizeram e comparem com outros anos que levam destas andanças.

      Todos unidos poderemos ser mais fortes é isso que tem de pensar, pois os homens são todos iguais e não (maquinas) melhores ou piores, existem sim alturas e fases em que estamos ou não motivados a sofrer e ai os que estão vencem os que não estão para ai virados...por e simplesmente arrastam-se sem conseguir os objetivos. Mas por pouco tempo, o suficiente para darem mais de sim em prol do grupo e ai saírem vitoriosos…vamos lá amigos, “treino duro para combate fácil” é lema de fuzileiro ou então “o que não nos mata tornamos mais fortes”.

      Gostei bastante de conhecer um grande atleta, Tiago Silva…grande máquina e do ambiente que vim encontrar no seio da equipa do Stª Clara estão no bom caminho. Parabéns ao “nosso” canhão Nuno Silva, mas permitam-me que estenda os parabéns a toda a equipa e a nossa falange de assistência!!!!

      Excluir
  2. O Nuno está no ponto "Go"!(inventei esta agora, lol)... é um líder , o Tiago é mais uma grande ciclista que é sempre um prazer assistir às suas subidas no seu "passo" ;)... até parecia o sylvester smyd da liquigas a puxar nas rampas... o Délio é aquela pedra que ainda está em bruto e não conhece bem os seus limites, que quando dispara, não pára, o Almeida foi um guerreiro, um verdadeiro cavalo de batalha sempre pronto para avançar para a luta, o Inocêncio sem dúvida alguma a grande sensação da equipa, andamentos fortes, guerreiro, ofensivo e tempestivo, grande evolução em 2012! O João Paulo Amaral, um ídolo a correr conosco e em grande forma, em que a idade parou, um super-heroi. O Jorge Nunes, o homem das subidas ainda em busca da melhor forma, passou despercibo mas bem colocado, o Luis Onça, outro exemplo de como o desporto vive diariamente conosco e ao melhor nivel, com a "garra de Leão" a aparecer nas subidas por onde passa, Davide Pinto, foi o fiel companheiro do Junior, o Diogo Brilhante, teve um "gregário" de luxo com dotes de trepador. O Rui Santo, se tivesse um lema seria, "corridas, gosto é de trás para a frente" e lá vai ele a apanhar o pessoal até à meta. Eu... tenho de correr mais de barriga vazia, 4 dias dois gregs, 50% é muito. Tenho de comer menos. No entanto diverti-me nas fugas nos inicios das etapas... foi sol de pouca dura... Vou dedicar-me à pesca. O Marco Melo, penso que o salto da individualidade para a colectividade encarnada reflectiu-se bem na estrada, muito melhor este Marco de 2012, o mesmo com o nosso Januário, que faz as etapas durissimas do liberty com uma melhoria muito grande de 2011 para 2012, e a terminar, o Celso, o homem Fairplay, ajuda todo o pelotão por onde passa, muitas vezes até prejudicando-se, leva "massa" para fazer pão que nunca mais acaba, mas chega ao fim. O Celso deu o exemplo a todos os ciclistas de S.Miguel, Terceira e Faial e que nos Açores andam que não há falta de treino que impossibilite correr, não há problemas pessoais, profissionais, e muito menos corredores muito bons que o parem.
    Um Obrigado a todo o apoio, Pai Mariano sempre impecável, O Nuno Soares, o "2" sempre em cima dos acontecimentos e no carro de apoio, mais conhecido por Levy Leipheimer, a Raquelita no segundo carro do último dia, as "esponjas" dos ciclistas e seus crianços (uns mais crescidos, outros ainda no berço), o Deus do Vinho (El Baco) ;) - o cão do Onça, uma presença sempre animada na tenda encarnada da Coca-Cola, aos amigos que pedalam nas outras equipas e aos que não entraram, e às outras equipas porque sem elas não haveria competição, e neste ponto deixo também os Parabéns à Sportzone que foi a equipa que a par do Santa Clara melhor se fez representar com atletas inscritos na corrida.

    Parabéns Santa Clara!

    ResponderExcluir