sexta-feira, 20 de abril de 2012

SRP160: A ultramaratona


Companheiros,



No passado dia 14 de Abril, sábado, participei na SRP160, a ultramaratona dissputada em Serpa. Pelo percurso apresentado pela organização, esperavam-me 162 km e 3,000 m de acumulado.



Este foi um desafio que me propus fazer há algum tempo e para o qual me tenho tentado preparar minimamente. Obviamente que o meu objetivo não era andar na frente. Sou perfeitamente consciente das minhas pernas (..ou falta delas), mas como sabem a minha forma de estar no ciclismo é criar desafios pessoais, ousados, e tentar fazê-los cada vez melhor.




Depois de 7 participações na maratona de Portalegre estava na hora de fazer algo mais. E algo mais é uma ultramaratona!



Chegado o dia, São Pedro não foi amigo!! E o anti-ciclone dos Açores, para vossa felicidade, ficou mesmo pelas ilhas, pois no alentejo estava frio, chovia e soprava um vente de cerca de 30 km/h nada comum naquelas paragens. Mas que fazer? Nada mais que 1 km de cada vez, que a malta do Santa Clara não é de papel!!




E assim foi... Instalei um ritmo, relativamente confortável para fazer face à distância que me esperava e lá fui andando...



Aos km 40 tive um problema com a corrente, que ficou entre a cassete e a roda. Aí temi o pior, mas depois de tirar a roda e alguma paciência lá solucionei o problema e segui.

Outro susto ao km 60, uma dor que aparece de vez em quando na virilha começa a fazer-se sentir. Aí, segui o conselho que o Nuno Silva me tinha dado, alterar posição, pedalar um pouco recuado no selim para aliviar a pressão e voilá! A partir do km 75 deixou de doer! Obrigado Nuno!

Os km sucediam-se assim como a bela paisagem da planície e da serra (infelizmente) alentejana.

E chego ao km 122, o 3º abasteciment,o com uma média de perto de 19 km/h. Admito que melhor do que estava à espera o que me fazia começar a acreditar num tempo por volta das 8h30. Mas depois é que foram elas... quase 40 km com um vento impossível pela frente. Acho que também devia ter comido algo mais nesta fase ou simplesmente o homem da marreta apanhou-me...


Nada a fazer, prato pequeno e levar a bike até ao fim! Acabei com 9H12m e uma média de 17,6 km/h.


Os trilhos eram lindíssimos, com alguns singles nas margens do Guadiana, outros bem rápidos, uma passagem pelas minas de São Domingos para mais tarde recordar, recomendo!

Uma palavra para a bike, levei a Flash 29er. Uma Cannondale com Lefty e roda grande... que dizer? Perfeita!!! (o problema foi transmissão Shimano).


E no rescaldo, objetivo cumprido! Vou ter direito a uma jersey personalizada, de Finisher, para poder-vos dizer que vocês andam muito depressa... mas quem anda muito sou eu!!


Os meus agradecimentos a todos os que me acompanharam estes meses e que me foram incentivando na conquista deste desafio.


Agora recuperar e apoiar ao máximo a malta toda nas corridas que faltam!!

7 comentários:

  1. Parabéns, Levy. Isto foi mesmo à Leipheimer ;) em terra. Também quero uma jersey destas...Axo que vás meter inveja a muita gente :)... O próximo desafio...Cape Epic ;)

    ResponderExcluir
  2. ...E Já agora para os mais distraidos "SRP 160", corresponde a Serpa 160 Km's.

    Abc

    ResponderExcluir
  3. Tento arranjar um ponto de comparação mas não é fácil, o máximo que já fiz foi as provas de resistência que são 4 horas com cerca de 100 kms e com zero de acumulado. Sempre que as terminei foi com muito sacrifício já perto do final, tens toda a razão tu é que andas muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Grd espírito e dedicação mostras-te nesta prova!Estás de parabéns!?
    Foi uma vitória o fato de teres terminado esses duros 160km, debaixo de mau tempo!Sei do que falo, pois tenho por experiência provas mais curtas, mas em más condições climatéricas as situações de dureza física e mental agravam-se pro dobro. Obtive relatos de colegas que tb participaram e foi realmente difícil só terminar isto mesmo pra malta que tem bons andamentos.
    continua...pensa já no próximo desafio, nós St. Clara cá vamos estar para te apoiar...

    ResponderExcluir
  5. Grande ritmo, há muito tempo q te preparavas para esta maratona, ainda bem q correu bem apesar das condições adversas e dos sustos. Não é para todos...

    ResponderExcluir
  6. Grande Levy, isso é que é persistência, acreditar, dedicação...(pareço o Sá Pinto), mas o que é certo é que já está feito. Objectivo cumprido e imagino o orgulho que terás quando a vestires!
    E o respeito que vais impôr a esta malta???
    Muitos parabéns e agora é planear os próximos desafios!
    Nunca duvidei desse motor a "gasoil"...
    Abraço!

    ResponderExcluir