terça-feira, 28 de julho de 2009

Fim de Época de estrada

Pois é meus amigos, adeptos, fãs, curiosos, olheiros, adversários ou apenas "leitores virtuais".

Não fomos na Taça os maiores, nem os melhores, não ganhamos tudo e mais alguma coisa, não fizemos o pleno mas cumprimos os objectivos principais.

Tinhamos os pés assentes na terra à partida para a Taça de estrada. Queriamos colocar um ciclista nos 3 primeiros e colocamos o Rui Costa em 3º da Taça Anima. No colectivo, deparamo-nos desde a primeira etapa até à última com muitas adversidades, desde o regulamento ter sido "uma novidade" em que nada previlegia o ciclismo, muito longe disso, até ciclistas lesionados, outros desmotivados, n correrem todos, etc... só não tivemos foi ninguém com caganeira... valha-nos isso, para não termos de parar em nenhum "cafézinho" ao longo das etapas.

Ao chegar ao fim de mais um "processo anual de competição", apesar de ainda virmos a ter muita competição a partir de Setembro, e a CicloHorta, no Faial, quero deixar antes de mais um grande agradecimento público ao José Dias (tio José ;) ), que sem ele este projecto nunca teria tomado a dimensão que já tem, e a evolução que continua a ter. Claro que também ao Mariano Dias (meu pai), que continua a ter paxorra p/ me acompanhar e a toda a equipa do Santa Clara, tanto no XC como na estrada (Grande Abraço ;) ). Um agradecimento também ao nosso Presidente, Cruz Marques que muito tem apoiado e apreciado os nossos desempenhos, mesmo que nem sempre sejam os melhores, mas não se pode estar sempre ao melhor nivel :P. Também aos nossos patrocinadores Carlos Costa Cabral, Hotel Vip, Hotel Camões, Ourivesaria Azevedo e Ilha Verde um agradecimento.

... E claro, não podia esquecer, "Nós", toda a equipa que todos os fins de semana inscreve-se no Carreiro, acorda cedo ao fim de semana após uma semana de trabalho (como custa acordar cedo ao domingo :P), vai às provas, pedala, corre, muitos de nós, a grande maior parte só para ver ali o nome na "Geral", outros para levarem a sua tacita, outros ainda para ver os seus tempos, se melhorou ou não.


Um Grande Abraço p/ toda a equipa. Somos os... (Estavam à espera que escrevesse "Os melhores, os Best of", néeeeee, nada disso)... Somos os mais Simpáticos, a equipa mais simpática em prova, os que têm o equipamento mais bonito, mais apelativo, os mais "velhinhos" nessas coisas de ciclismo que está actualmente cheio de especialistas na matéria, somos o SANTA CLARA FOR EVER ;)

Abraço, Dream Team and Fans!

13 comentários:

  1. Nem mais, Rui vocês foram sempre a equipa mais divertida e a que tentou dar mais trabalho (e conseguiu) as outras equipas do pelotão. Estão todos de parabéns e digo-vos que tem uma coisa que mais nenhuma equipa tem o vosso STAFF que de certo é um apaixonado e conhecedor de ciclismo à muitos anos e fica provado em muitas das partes de etapa que temos o privilégio de nos cruzarmos e que os vemos sempre com uma atenção ao mais ínfimo pormenor para tentar passar a vocês ciclistas tudo o que poderem para dai tirar partido. Um bem-haja a essas pessoas falo do teu pai e dos outros senhores que o acompanham (que não sei o nome peço desculpa).

    Quanto a vocês o Rui Costa foi para mim um dos maiores vencedores desta taça, evoluiu muito da época passada para esta, dedicou-se ao treino e não é fácil praticamente só na Terceira (como me tinha dito a uns tempos) veio cá para lutar de igual para igual, Grande Rui parabéns.

    O resto da equipa esteve toda muito bem, J. Sousa sempre na frente, Viveiros melhor (falta o clic para a subida), Nunes um trabalhador incansável e com vontade de fazer mais...e azarado por vezes, Rebelo em Part-Time esteve perto dos da frente (VET B), David quando não se engana anda bem e em primeira época muito bom, Levy acho que ficou amante dos pneus finos...lol, não me podia esquecer do J.P. Amaral o homem da velha guarda e que este ano pelos motivos que todos sabemos não pode estar ao seu melhor nível mas...é a lei da vida, foram os primeiros a apresentar um jovem cadete na estrada parabéns ao Diogo, tens de trocar de bike com o pai. E agora vem a parte que já estava a espera Rui, tu que tens um grande passado ligado as duas rodas, com os ciclos de treino e não treino que metes no meio das épocas, acontece o que aconteceu no Nordeste e tens de ouvir o Chave a melgar os ouvidos...lolGrande Rui Dias também fostes um grande vencedor não só pelo simples factos de conseguires apresentar uma equipa que além de simpática (divertida) é uma equipa lutadora e o objectivo podium conseguido plenamente, mas pela demonstração de raça e nunca voltares a cara a luta.

    É com pessoas assim que se evolui e se fica a gostar de partilhar momentos como foram os desta GRANDE TAÇA, em meu entender simplesmente Fantástica.

    Peço-te continua assim ligado desta forma ao ciclismo por cá pois os Açores precisam de pessoas com essa mística…

    Abraços a todos,

    Luis Almeida

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  2. Pois é, n posso deixar uma palavra de apreço ao Sr. Mariano q desde o primeiro dia esteve sempre por detrás das provas em cima do acontecimento, sempre prestável e de uma simpatia contagiante transmitida a todos os elementos da equipa, desde as provas de btt nas quais me prestou um auxílio imprescindível para alcançar os resultados q obtive que deveram-se em grande parte a ele.
    Na estrada o resultado alcançado pelo Rui Costa foi excelente tendo em contra a esquadra e quadrilha da ph umas vezes com mais, outras vezes com menos, sempre ao ataque sem contemplações. No xc mostrou-se bastante bem, facilmente adaptável às exigências dos trilhos Para o ano será tudo mais fácil. O Davide tb fez umas excelentes provas, o homem q n se deixou convencer pela estrada revelou ser um trepador nato com muitos anos pela frente para mostrar a esses costaneiras com é q se trepa uma montanha. O q mais gosto desta equipa é sem dúvida do espírito q se vive nas provas, a descontracção, aquele estilo de ninguém chateia ninguém mas todos dão litro até ao último metro.

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  3. (Vai ter q ser às prestações, n consigo postar doutra maneira.)
    A equipa saiu claramente prejudicada por essa nova maneira de “cobrar” pontos tirada da cartola sem se saber bem como...Mas n foi por aí q as coisas seriam diferentes. O ciclismo açoriano está em força, na velhice! Por este andar, daqui por uns anos formamos uma brigada do reumático pronta a disputar uma campeonato nacional de tri-rodas!! É preciso motivar os putos para a competição, e isto não é fácil nos dias de hoje! Os putos jogam cp, passam o dia a namoriscar no telelé, a empanturrarem-se no Mc dollares, fumam charros em todo o lado e n se sentem minimamente motivados para a prática do desporto, muito menos um desporto q exige tantos sacrifícios como este. Já se acabaram os tempos em q o ppl jogava ao ferro, ao rei manda, ao guelas, em q aqueles q tinha uma bicicleta eram vistos como de “famílias ricas”. Os putos de hoje n querem saber das bicicletas porá nada, este é o ponto de partida q se tem de ter em conta antes de se pensar fazer qualquer coisa a favor deles!

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  4. (estes comentários às prestações parecem tirados dum campeonato q eu conheço!)
    Deu-se um passo importante no btt nesse sentido, já temos putos a competir e a motivar os outros, mas isso n basta. É preciso q os clubes se preocupem com eles. O St.Clara tem duas promessas q poderão acrescentar qualquer coisa e, quem sabe, surpreender muita gente dentro de pouco tempo.
    Mas isso n basta. É preciso essencialmente criar o gosto pelo “pedal” e o actual espírito competitivo que se vive nestes últimos dois anos n favorece nada disso! Só se pensa em treinar, sé se pensa nos treinos, sé se pensa no q se pode comer, só se pensa no que os outros estão a correr, no q comem, no q n comem, só se pensa nos planos de treinos, aliás, tudo é feito em função dessa bodega dessas cábulas q determinam o que cada um vai fazer e pode fazer independentemente da vontade e do gosto de cada um. Isto pode levar a muita coisa mas de certeza q n vai unir o ppl nem tão-pouco motivar os putos q olham de fora para nós já desconfiados para esta modalidade q tanto sofrimento vai trazer qd estão fartos de serem solicitados para porcarias menos penosas, muito mais apetecíveis e de fácil digestão é muito mais baratas, pois se pedem guito ao velho pra comprar um desviador xtr já n vai haver guito pra levar a namorada para um concerto precedido de jantar! Tenho saudades dos tempos em q comecei a pedalar com o ppl, com o Madruga e o Jorge a marcar o ritmo e a esperarem pelos mais atrasados enqt o pessoal se divertia à brava com as quedas dos outros. Nunca mais me esqueci daquela queda do Davide em cima de um charco de merda de vaca porq n conseguiu desencaixar os pedais... Foi há tão pouco tempo e parece q se passaram décadas!

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  5. (espero bem n me ter esquecido de nenhuma etapa!)

    O espírito competitivo é importante mas n é tudo, é há outros aspectos q tb são importantes n apenas para quem se inicia na modalidade mas pra todos aqueles q já cá estão e por motivos profissionais, familiares ou pessoais n podem gerir o tempo para engrenar neste comboio! A obrigação de competir nas duas provas de fim de semana sob pena de n poder competir em nenhuma foi um disparate total, sem qualquer objectivo prático q só veio afastar alguns ciclistas q poderiam ter participado em mais provas. Disse-o na altura, assim com nunca concordei com essa pontuação milagrosa q veio prejudicar o St. Clara. O calendário estabelecido para 6 meses de competição (na prática são 9 meses inteiros dedicados à competição se contarmos com a preparação antes da competição aliás é o ano todo como me disse ainda há dias o Madruga q infelizmente já se afastou da competição há muito tempo, e das bicicletas) é outro ponto q n vai de certeza contribuir para convencer mais atletas a participarem em todas as provas, pois o ppl tem família q, por exemplo, no mês de Julho vai à praia, pois nem todas as mulheres tão práturar aquilo q as nossas aturam!! E os putos preferem ir à praia tirar as medidas ao fio dental, do q andarem feitos malucos a subir a Lagoa do Fogo. E já há muita gente de férias o que torna mais difícil a coisa pois convencer a rapariga pra tirar férias prás bicicletas!!! Ou pior ainda, convencer a “bicicleta” a alterar as férias por causa das bicicletas!!! O mês de Julho é o melhor mês pro pessoal praticar outras modalidades como por ex. a caça submarina que exige condições de mar muito boas q nos Açores são difíceis de alcançar ao longo do ano excepto este mês e no mês de Agosto. Só q normalmente o ppl vai pró continente no mês de Agosto e sobra apenas Julho e alguns fins de semana de Junho qd calha. Mais difícil é perceber por carga de água se concentram as provas todas neste mês de Julho, com a agravante do nacional de xc estar marcado para este mês, podendo as provas do campeonato comprometer esta prestação (e houve pessoal q foi ao nacional e se queixou das pernas do fim de semana anterior) e isto tudo depois de um interregno de quase um mês sem provas! Qual é a lógica deste calendário. Até parece q foi tirado duma cábula...

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  6. (daqui a bocado são 5 da matina e lá se vai o meu primeiro dos 5 treinos marcados pra hoje, na cábula...)

    N estou a dizer isto pra arranjar mais intrigas, pois infelizmente cada vez se escreve menos no biklas e às vezes qd se escreve é apenas pra arranjar sarilho. Pretendo apenas expressar o meu ponto de vista e faço-o num tom ao meu estilo e quem me conhece sabe perfeitamente q n quero com isto criar mais espaço entre nós pois já basta as fossas que se abriram entre os clubes, todos preocupados com os seus treinos de cábulas de manga de alpaca. Infelizmente é esta a tendência, já lá vão os tempos em q recebia um toque ao fim da tarde do pessoal doutros clubes para treinar. Houve excepções, claro, tive imenso gosto em participar num treino de equipa com o ppl do NC, e outras, Mas, toda a gente sabe do q eu estou a falar (como dizia o António Malvado). E se n fosse o passeio na catedral c os trilhos de lava, a ida à R Quente e os treinos dos 3 kms com o Jorge e o Gamboa, o ano de xc tinha passado em branco! É claro q esta modalidade exige sacrifícios e obviamente n é pra todos, mas puxa, n exijam o mesmo q se pode exigir dum profissional. Acho q há aspectos práticos pontuais q poderão mudar as coisas e cativar mais participantes e, fundamentalmente, motivar os putos, pois é isto q realmente interessa. E essa motivação depende de todos nós. E tal como respondi a alguém que se insurgiu por eu manifestar a vontade de participar na prova de Lagoa do Fogo, apesar de n poder participar na prova do Nordeste, tb termino este desabafo da mesma maneira, e faço questão de o dizer por uma simples razão: se eu fosse um puto de 15-20 anos, hoje, dificilmente alguém me convencia a fazer competição no ciclismo, fosse qual fosse a modalidade, xc/estrada: “Eu divirto-me mais a treinar sozinho do q vocês todos juntos a competir!” Boas pedaladas e boas férias se for caso disso.

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  7. Desafio-te a arranjar um calendário "decente" e a teu gosto encaixando 5 provas de XC, 5 provas de DH e 7 provas de Estrada mais a Volta à Ilha. E junta ainda 2 ou 3 provas de resistência.

    Não te esqueças de não fazer provas no Santo Cristo, no Carnaval, na Páscoa, nem nos dias dos nacionais de XCO e DHI, nem do Sata Rallye... e de preferência que fique tudo no mesmo ano civil, sem começar antes de Fevereiro para dar tempo de tratar das licenças desportivas no início do ano.

    Quando conseguires encaixar isso tudo a teu bel prazer, apresenta ai para a malta poder comentar (terei muito gosto em fazer isso). Faz-me esse favor... peço-te!

    Abraço!

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  8. Kadete, tens que defenir objectivos no teu treino. Ou apostas forte na Estrada e fazes o XC para ganhar forma, ou então apostas só no XC e na altura da estrada ficas de férias e podes assim mergulhar, nadar e fazer o que te mais diverte. Estar bem nas duas competições é impossivel mas concordo em condensar mais a época de estrada pois fica mais fácil para quem segue um plano de treino.

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  9. Hei, Jorge, não escreveste nada do q me tivesses dito antes e sabes perfeitamente
    qual é o meu calendário, mas por cada sugestão q te faço levantas um
    problema: o calendário n pode ter 4 meses pq se um gajo adoece…, n
    pode haver contra relógio pq é perigoso e n faz sentido pq a pontuação
    n é por tempos, etc…Já se fizeram contra-relógios antes, e até mesmo
    depois de uma prova de 114 kms! Houve quem fizesse isso apenas c 16 anos, infelizmente n fui eu! E se há mais de 20 anos se faziam provas dessas
    pq razão n se fazem agora com bicicletas mais leves?
    N sei se me fiz entender mas o calendário n é o núcleo da questão principal q coloquei, é a penas parte do problema. Mas para bom entendedor meia palavra basta. Espero
    n ter tido desperdiçado uma excelente oportunidade para ficar calado,
    e com esta duas seguidas, pq o pessoal n parece estar minimamente interessado
    no assunto, muito menos discutir calendários, mas eu falo apenas por mim, n represento ninguém nem tenho pachorra pra isso. Sabes perfeitamente q tenho
    estado sempre ao lado da organização e o q eu penso sobre a
    organização.
    Este calendário está longe de ser “indecente” e houve melhorias este
    ano assim como nos percursos das provas, o q eu acho é q há uma
    manifesta falta de dialogo e de discussão sobre a organização das
    provas, e o calendário é apenas um aspecto q merecia ser debatido. N
    para apresentar uma alteração radical, muito menos ao bel-prazer de
    alguém! As melhorias fazem-se por aproximações, por tentativa e
    discussão, chega-se ao erro q permite a correcção.
    N sei se vale a pena dizer mais alguma coisa, o pessoal está mais interessado nas cábulas e, por isso, compreendo perfeitamente que tomes a iniciativa da
    forma como tens feito; eu, se calhar, no teu lugar fazia pior, pois só
    começamos a pensar duas vezes quando alguém se preocupa com o assunto
    (tirando o Sérgio, claro, é o único q vai a todas, com ou sem
    apagador, é bem melhor do q nada!”).
    Q fique bem assente q n é o calendário q vai trazer putos ao ciclismo,
    ou pô-los a andar melhor (o verdadeiro nó górdio do ciclismo açoriano,
    e só n vê isso quem n quer ver e quem tiver dúvidas experimente ir ao
    nacional de xc). O calendário pode ajudar a alcançar este desiderato.
    Em países com grande tradição no ciclismo os putos treinam apenas 4
    meses por ano e deixam os restantes meses para outras modalidades, tu
    sabes bem porquê. E, à semelhança no futebol, todos os treinadores
    gostam-se de gabar dos jogadores que “fizeram” mas ninguém quer ouvir
    falar daqueles que perderam, e a maior parte deles nem sabem o que
    perderam!
    N conheço os orçamentos nem o calendário dos ralis nem dos feriados de
    S. Miguel, mas há algumas regras básicas q eu adoptaria antes de fazer
    um calendário:

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  10. - primeiro, n dava preferência a nenhuma prova do nacional, excepto o
    nacional de xc e uma outra prova de estrada q a ACA estivesse na
    disposição de financiar à semelhança do q acontece no xc; Isto pq n
    conheço ninguém q este ano ou no anterior tivesse participado em
    provas no continente (à excepção do Nuno depois das provas) e se por
    alguma razão isso acontecer a vontade de um não se pode sobrepor à dos
    outros pq se n acabamos por atrofiar o nosso calendário com intervalos
    sem qualquer sentido q acabam por prolongar a época de competição por
    demasiado tempo! Por outro lado, o q n falta no continente são provas
    e de certeza q irá haver muitas q n coincidem com o calendário
    regional.
    -N marcava provas durante fins de semana prolongados para q o pessoal
    possa aproveitar para ir para fora, fazer os seus treinos,
    dedicarem-se a outras actividades desportivas ou à família, descansar
    ou fazer raides de btt para descontrair especialmente na época de
    estrada;
    - O n.º de fins de semana com provas n pode ser superior ao n.º de
    fins de semana sem provas para n saturar o ciclismo;
    - Aumentar o n.º de kmtragem das provas, nunca inferiores ao
    equivalente a 3 horas de prova, e de preferência com médias de 4 a 5
    horas por prova (tirando os contra-relógios claro), já falei várias
    vezes sobre o assunto e sobre o perigo de se transformarem as provas
    de estrada em provas de xc no alcatrão, em que o pelotão, a estratégia
    e a táctica n contam praticamente nada. Este ano viu-se o que um grupo
    perseguidor pode fazer, por exemplo, na volta ao concelho o grupo do
    Luís Alves a trabalhar em conjunto com atletas mais fracos consegui
    recuperar 4.30 min ao último do grupo do Luís Almeida, e se mais pista
    houvesse seriam apanhados.
    - à semelhança do q se fez este ano aumentar o nº de provas por fim se
    semana, inclusivamente com duas provas num só dia! Se já se fez no
    passado, tamb se pode fazer no futuro. Isto vai permitir aumentar o
    n.º de provas por fim de semana para compatibilizar com 3º ponto e
    com o próximo e reduzir os custos dum campeonato regional.
    - Iniciar o campeonato de xc em Fev e terminar a estrada na 2º
    quinzena de Junho. Para além daquilo q já disse anteriormente isto
    iria permitir uma melhor preparação para os atletas q vão ao nacional
    de xc e (eventualmente se for caso disso como eu gostaria) a uma prova
    de estrada no continente, por ex. a do J Agost., ou, volta de masters,
    sei lá!) sem a pressão do campeonato regional. E para aqueles q pensam
    q são carapaus de corrida vejam o que se escreveu na sport life sobre
    o tempo de recuperação dos atletas numa prova em função da idade de
    cada um, são três semanas para um velhadas como eu, sem meter
    carga! E para os putos é muito mais do q imaginam! Para aqueles q irão participar nessa provas em Julho esse descanso é fundamental por uma simples razão: na época de competição não vão ter tempo para descansar mas apenas para recuperar das provas
    mais pesadas. Aqueles q n forem a essas provas
    terminam a época e vão de férias nos melhores meses do ano. Julho e
    Agosto. Acho q todos beneficiam com isso.

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  11. -Por último, n faz sentido n haver contra-relógio, e a pontuação tem q
    ser necessariamente por tempos e n por pontos para motivar toda a
    gente, inclusivamente aqueles que andam na cauda do pelotão.
    Apenas um aspecto em relação não DH. Aquilo q já te disse antes. Enqt. os comissários integrarem atletas de um clube este calendário n pode coincidir com os do xc e estrada sob pena de penalizar esses atletas. É o q se passa actualmente. Enqt. a malta da ph e st. Clara vão treinar, a malta do NC está de plantão a dar apoio ao DH. durante um fim de semana inteiro, e são vários fins de semana. Por outro lado, n vejo razões para q estas provas n se iniciem no verão em q os dias são maiores (q é normalmente qd o pessoal se dedica aos raides de btt ) e terminem no inverno. Assim o DH teria início em Junho e terminava em Dezembro. Para além de mais isto iria permitir compactar as provas de xc e de estrada. Mas n faço a mínima ideia do q eles pensam sobre isto.
    Posso-te apresentar um calendário com 6 provas de xc e 10 de estrada durante um período de 20 semanas em q apenas há provas em 10 fins de semana. Inclui 3 contra-relógios de 5, 15/20 e 40 min., inclui a volta à ilha em duas etapas e termina com a L Fogo numa versão de “n cadetes”, ou seja, em vez da actual minúscula prova acrescentava duas montanhas para permitir a vitória aos q souberem trabalhar em equipa: saída de PDL , subida pelo carvão, descida pelo canário, vista do rei, feteiras, seguindo pelos mosteiros R G, Ribeirinha, estrada regional em direcção a PDL, retorno na rotundo antes da bomba, L fogo pelo Norte, descida pelo sul, e terminar em PDL frente às Portas da Cidade. Se no dia anterior se colocar um contra-relógio de 40 minutos irá ficar tudo em aberto n só para os da frente mas para muita gente onde saíram beneficiados aqueles q melhor sabem trabalhar em equipa.
    As “maratonas “ ficavam para os meses de Set. a Dez. na altura da pré época, pois doutra forma só vão cansar os músculos durante a época de competição.
    Qd quiseres.
    Boa prova e boa sorte àqueles q participarem no ciclo Horta, tenho pena de n poder participar.
    Um abraço especial ao João e surviver com quem tive o prazer de fazer uns trilhos magníficos nessa ilha, e espero q tenha sido apenas um aquecimento para uma coisa mais interessante daqui por uns tempos.
    Boas pedaladas.

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  12. O DH no Verão até que não é má ideia. Alguns atletas não participaram pois estão pra fora a estudar e outros a trabalhar. No verão estariam cá (ao menos alguns). Aumentar a quilometragem na estrada é que pode ser perigoso e afastar possíveis novos atletas. Uma volta a Ilha com etapas mais longas talvez fosse o mais indicado para "matar o bicho" á malta das maratonas.

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  13. Axo que é preciso reunir com todos, e conversarmos, e tomarmos decisões em concenso.

    Abraço

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